Perícia em Acidentes de Trânsito e no Transporte
Acidentes são acontecimentos evitáveis causados por uma somatória de fatores relacionados ao ser humano, ao ambiente e ao veículo. Ao reconstituir um acidente todos estes fatores são investigados em busca de evidências objetivas da contribuição de cada um deles como causa ou agravamento de um sinistro.
No fator humano, por exemplo, investiga-se desde a habilitação e treinamento do condutor até suas condições de saúde e de atenção no momento do acidente. Avalia-se no fator ambiente o clima e as condições da via, inclusive com relação ao traçado e sinalização. Quanto ao veículo, uma inspeção criteriosa verifica se existem defeitos pré-existentes que poderiam ter contribuído para o acidente.
Parecer Técnico Preliminar
Levantamentos do local do acidente
Inspeção dos veículos envolvidos
Entrevista com condutores e testemunhas
Análise dos registros oficiais
Benefícios da Perícia
- Instrumento de defesa: a perícia do veículo envolvido pode isentar o proprietário de fatores agravantes como manutenção inapropriada, ou apontar falhas de fabricação ou de manutenção de responsabilidade de terceiros.
- Assessoria integral: além da perícia, o escopo de serviços pode incluir a assessoria jurídica especializada, bem como soluções de treinamento nas áreas de manutenção e direção segura.
- Decisão baseada em informação: o conhecimento das causas de um acidente possibilitam a negociação de acordos indenizatórios com valores mais realistas.
- Apuração de responsabilidade: acidentes de trânsito e no transporte rodoviário normalmente são causados por mais de um fator. A reconstituição estabelece o nexo de causalidade entre estes fatores e aponta todos os responsáveis, testemunhas e análise dos registros oficiais como boletins de ocorrência e laudos da polícia científica quando disponíveis.
Procedimentos básicos
- Sempre que possível é importante a vistoria do local do acidente sem que tenha decorrido muito tempo do evento.
- A preservação do local e dos veículos envolvidos é importante para uma maior precisão da perícia. Se isso não for possível, é importante tirar um bom número de fotos de todo o cenário.
- Deve ser solicitado à autoridade que atender a ocorrência que faça constar no Boletim de Ocorrência a localização exata do local do acidente.