Lei da Balança e as Multas por Excesso de Peso
Conhecer a legislação de trânsito que regulamenta o controle de peso dos caminhões é fundamental para evitar multas por excesso de peso e também acidentes. A TRS Engenharia oferece cinco módulos nesta área, que vão desde a identificação dos principais problemas quando o assunto é Lei da Balança até as melhores técnicas para embarcadores e transportadoras.
- As melhores técnicas de carregamento dos caminhões e carretas para evitar excesso no Peso Bruto Total (PBT) e no “entre-eixos”;
- Legislação de Trânsito referente ao controle de peso dos caminhões e o que dizem as Resoluções do Contran mais recentes (2015);
- Por que caminhões e carretas tombam com facilidade;
- Quais os tipos de veículos e conjuntos que estão autorizados a circular;
- Metodologia para definir a lotação e evitar multa no PBT;
- Metodologia para distribuição da carga para evitar multas no entre-eixo;
- Como calcular a distribuição de cargas fracionadas;
- Quais os erros mais comuns e as medidas preventivas;
- Como analisar as multas por excesso de peso;
- Melhores técnicas para controle dos caminhões no embarcador;
- Quais os requisitos para Cargas Especiais e para obter a AET – Autorização Especial de Trânsito;
- Cálculos simples para veículos e equipamentos de transporte de cargas;
- Cálculos simples para reboques e semi-reboques – posição da suspensão;
- Conjunto 2S3 com carreta longa: como evitar o excesso no trator.
Duração: 340 minutos (vídeo)
Material: apostila para download.
Cargas Indivisíveis: Noções Básicas
- Noções básicas e definições dos equipamentos para transporte especial;
- Quais os tipos de veículos e conjuntos;
- Legislação de Trânsito para cargas convencionais e cargas especiais;
- Glossário técnico para cargas indivisíveis;
- Escolha dos veículos;
- Como definir o PBTC e a Lotação;
- Cálculo: como distribuir o peso sobre o transportador;
- Quais os requisitos para Cargas Especiais e para obter a Autorização Especial de Trânsito (AET);
- Dicas de estabilidade;
- Cálculos simples para veículos e equipamentos de transporte de cargas;
- A importância da Amarração da Carga (Load Plan).
Duração: 120 minutos (vídeo).
Material: apostila para download.
Área de Varredura: Metodologia de Cálculo
- Critério de desempenho “off-tracking”;
- Demonstração da fórmula básica;
- Demonstração das fórmulas para os diversos tipos de conjuntos;
- Método alternativo – desenho.
Duração: 40 minutos (vídeo).
Material: apostila para download.
Posição de Suspensão de Carretas: Método de Cálculo
- Como calcular a posição correta da suspensão de uma carreta;
- Consideração para as diversas configurações de eixos e de trator;
- Método simplificado.
Duração: 30 minutos (vídeo).
Material: apostila para download.
Obtenção de Autorização Especial para Trânsito (AET):
Noções Gerais Para Elaboração de Projeto Técnico
- Instruções para elaboração de documentos técnicos para solicitação de Autorização Especial para Trânsito de CVCs;
- Planta dimensional da combinação;
- Cálculo demonstrativo da capacidade da unidade tratora de vencer rampa de 6%;
- Gráfico demonstrativo das velocidades que a unidade tratora da composição é capaz de desenvolver para aclives de 0 a 6%;
- Capacidade de frenagem;
- Desenho de arraste e varredura, conforme norma SAE J695b, acompanhado do respectivo memorial de cálculo;
- Laudo técnico de inspeção veicular elaborado e assinado pelo engenheiro mecânico
Duração: 2 horas (vídeo).
Material: apostila para download.
Conheça também nossos cursos em outras áreas:
Amarração de Cargas
Entender quais são as melhores práticas empregadas para a amarração de cargas e como elas podem evitar acidentes é o principal objetivo deste curso online da TRS Engenharia. Baseado na norma vigente sobre amarração de cargas (a Resolução 552/2015 do Contran), o curso aborda do plano de amarração às formas específicas empregadas para cada tipo de carga.
Prevenção de Acidentes
A prevenção de acidentes começa com o conhecimento. Entender as principais causas e como evitá-las é fundamental para reduzir as perdas humanas, materiais e imateriais geradas pelos acidentes no transporte de cargas. A TRS Engenharia oferece 19 módulos especialmente focados neste tema.